Federalismo em crise



Em meio à pandemia mundial do Covid-19, o Brasil atravessa uma sucessão de atritos políticos entre todas as esferas de poder. A que mais chama atenção, no entanto, é o confronto direto entre os entes federativos, representados pelo Presidente e Governadores.

Tal embate se dá pela divergência de procedimentos adotados pelo Executivo Federal e executivos estaduais no enfrentamento da crise sanitária e econômica que nos assola.

Com base no artigo “Os Barões da Federação”, Fernando Abrucio nos aponta indicativos para melhor compreensão do comportamento dos já citados atores políticos. Dentre eles, a responsabilização econômica que tende a recair sobre o Governo Federal pode justificar arbitrariedades de Governadores, que resistem às tentativas de reabertura do comércio e impõe medidas cada vez mais duras de isolamento social, de modo a agravar a crise e visando a sonhada cadeira presidencial, visto que muitos governadores são pretensos candidatos ao cargo e adversários políticos do Presidente.

 A União, detentora de maior capacidade arrecadatória de impostos, possui maiores responsabilidades e transferências constitucionais para fundos de saúde e educação, de modo a complementar os recursos escassos e desiguais entre Estados e Municípios.

Em meio à pandemia do vírus chinês, os esforços são múltiplos por parte do Executivo Federal, que está destinando montantes extraordinários para a construção de hospitais de campanha, aquisição de insumos e equipamentos hospitalares. Um verdadeiro orçamento de guerra, que compromete em muito o equilíbrio fiscal do País…

Por ser um problema de abrangência nacional, atendendo todos os Estados, os governadores ficam eximidos desse compromisso fiscal. A conta ficará para a União. Enquanto isso, estimulam sobremaneira os gastos públicos, de modo a postergar os efeitos da crise. Quanto maior o problema, maior o repasse de verbas que chegará aos Estados, desfalcando os cofres públicos.

Além disso, empresas fecham e demissões acontecem, gerando insatisfação do eleitor para com o Presidente, que perde apoio popular à medida que o desempenho econômico do governo é insatisfatório. E o cidadão sente… e vota com o bolso!

Nessa crise entre o Presidente Bolsonaro e parte dos Governadores, temos portanto a receita (e as reais intenções) para que estes prolonguem os efeitos econômicos inevitáveis do avassalador e temível coronavírus!


Por Rafael Gripp - Cientista Político

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Evidências de eficácia e ineficácia da Cloroquina e do Isolamento Social

Alienação Parental: Uma prática cometida também por professores